O que significa o teor de cacau no chocolate?

Poucas pessoas sabem que a composição básica do chocolate deve ser massa de cacau e açúcar. Podem ser adicionados manteiga de cacau e/ou lecitina de soja para dar maior fluidez e uma consistência mais cremosa. E só! Nada de gordura vegetal hidrogenada, de aditivos químicos ou de ingredientes que você nem consegue imaginar o que são.

Como regra geral, quanto maior o teor de cacau do chocolate, menor será a quantidade de açúcar e maiores serão seus benefícios. Assim sendo, para ser considerado meio amargo o chocolate deve apresentar mais de 50% de cacau em sua composição.

Os populares chocolates ao leite são produto da adição do leite na sua manufatura, inovação criada lá pela segunda metade do século XIX por Henri Nestlê.

Já os chocolates considerados amargos, isto é aqueles com mais de 70% de cacau, são os mais indicados para consumo diário, pois contêm pouco açúcar e uma quantidade maior de antioxidantes. Hoje é possível encontrar barras de chocolate amargo com até 100% de cacau em sua composição.

Por isso, para manter a sua saúde em dia, consuma chocolate de verdade!

 


Postagem anterior Postagem seguinte